Linhas de Pesquisa

Epidemiologia de Transtornos Mentais e de Questões de Saúde Associadas ao Comportamento Humano

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar fatores de risco e de proteção para diferentes transtornos psiquiátricos e problemas relacionados à saúde mental, bem como analisar questões de saúde relacionadas ao comportamento humano. Os estudos realizados nesta linha também focam na investigação de indicadores de diagnóstico, prognóstico e evolução de desfechos relacionados à saúde mental.

Epidemiologia da Saúde do Trabalhador

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar fatores de risco e proteção associados à saúde do trabalhador, com foco nos profissionais da área da saúde. Investiga fatores relacionados ao clima ético institucional e às condições de trabalho, e a associação destes fatores à saúde ocupacional. Esta linha também se propõe a investigar ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças em trabalhadores.

Epidemiologia de Precisão aplicada à Saúde das Populações

Realizar estudos para diagnóstico e vigilância de saúde das populações, a partir da identificação de fatores de risco e proteção, construção de indicadores e investigação de ações para melhorar e promover a saúde da população em diferentes estágios e ciclos da vida. Através destes conhecimentos e métodos interdisciplinares, os estudos desta linha se propõem a avaliar, construir e embasar estratégias assertivas e políticas públicas a fim de qualificar tomadas de decisão na área da saúde.

Identificação de Fatores de Risco e de Prognóstico para Transtornos Mentais na Gestação

Avaliar, sob um ponto de vista biopsicossocial, quais variáveis impactam no desenvolvimento de transtornos mentais graves durante a gestação, e quais são os desfechos materno-infantis associados a esses transtornos. De forma específica, identificar fatores de risco para transtornos mentais graves (depressão maior, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno por uso de substâncias) durante a gestação, como histórico obstétrico, interrupção de tratamento psiquiátrico durante a gestação, violência doméstica, eventos traumáticos, histórico familiar e doenças clínicas descompensadas (hipertensão, diabetes). Identificar fatores protetores para transtornos mentais graves durante a gestação, como rede de apoio, acesso ao pré-natal, acesso a serviços de saúde. Avaliar o impacto de transtornos mentais graves na gestação em desfechos perinatais (parto pré-termo, complicações neonatais, proporção de cesariana e episiotomia, APGAR, indicação de perda de guarda temporária do bebê).

Projetos de Pesquisa